E isso é perfeitamente normal, nós entendemos.
Foi exatamente por isso que criamos e desenvolvemos uma metodologia especialmente voltada para o ENSINO DE ARTES MARCIAIS INFANTIL (JUDÔ E JIU JITSU)
"É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
As grandes vitoriosas nesse quesito, e pelo qual somos mais procurados para as aulas na nossa Escola de JUDO são:
DISCLIPLINA
RESPEITO
VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS
INTERAÇÃO SOCIAL
BOAS MANEIRAS
SAÚDE
Por isso cobrimos todo o espectro da educação INFANTIL, de acordo com a didática necessária, pedagogia do ensino e principalmente, pedagogia do ESPORTE.
"É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
“Os valores morais tratam do bem e do mal, dos comportamentos sociais, investigando sobre uma visão mais crítica a atividade social do homem, o seu agir, sobre atitudes agressivas e principalmente do respeito com o outro.
Nas artes marciais esses valores se expressam nitidamente nos comportamentos sociais, eles vêm enfatizando o respeito, a lealdade, a disciplina e a hombridade, na tentativa de desassociar a visão capitalista, onde visa-se somente o lucro, o interesse em vencer a qualquer custo.”
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS | CARLOS HENRIQUE SILVA MAYER, PÂMELA NASCIMENTO ANDRADE; OS VALORES ÉTICOS DAS ARTES MARCIAIS E SUA PRESENÇA NA PRÁTICA)
VAMOS DAR UMA OLHADA NO CÓDIGO MORAL DAS ARTE MARCIAS E DO JUDÔ.
"É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
Queremos que as crianças sejam sinceras conosco e com os outros.
No entanto, o medo de não ser aceito ou de ser “castigado”, algumas vezes impede isso de ocorrer de fato.
A partir do momento que os pequenos e pequenas passam a ter um conhecimento de si mesmos e aceitarem quem são, esse medo diminui.
Isso é conseguido através da prática do esporte, com a criação por exemplo de vínculos afetivos – amizade e companheirismo – que mostram às crianças que elas são queridas e aceitas.
É saber ser verdadeiro e exprimir-se genuinamente, o que implica um grande conhecimento e aceitação de si próprio.
Todas as aulas começam e terminam com um cumprimento mútuo. Esse gesto simbólico simples carrega uma grande carga de conceitos da arte marcial.
Hierarquia com os mais graduados, educação com os mais velhos, gentileza com os companheiros de treino.
Para treinar precisamos de cooperação e ao mesmo tempo cooperar. Isto é impossível sem respeito mútuo e o primeiro passo para isso é na forma do nosso cumprimento habitual!
Talvez o valor mais importante do jiu jitsu / judo e da vida; é essencial respeitar-se a si, aos outros atletas, ao professor, àquilo que se passa no tatame. Só com respeito é que há confiança, verdade e amizade.
Qual foi a última vez que você perdeu o controle? Xingou alguém no trânsito, gritou com alguém que você ama (pode ter sido o seu filho) ou filha, quebrou algo, se irritou com algum atendente…
Se nós, que somos adultos e teoricamente emocionalmente maduros, perdemos o controle, como podemos EXIGIR isso de uma criança, que está aprendendo a lidar com seus sentimentos?
É uma questão delicada. Nas nossas aulas vamos estendendo aos poucos o limite das crianças, criando situações nas quais nem sempre elas detêm o controle das variáveis envolvidas – mesmo que seja apenas uma brincadeira.
Além disso, ganhar e perder (principalmente perder) nos ensina a controlar os sentimentos oriundos destas situações.
Controlar as emoções e os impulsos, principalmente os negativos, mantendo-se concentrado nas suas capacidades e naquilo que tem de ser feito.
No JUDO, as crianças aprendem o significado de honra. Que ganhar e perder são resultados e não são definitivos. Por isso, devem dar o melhor de si mesmas, mas não a qualquer custo, sempre respeitando o adversário – que não é um inimigo.
É importante aprender que é melhor perder com HONRA do que ganhar por meios excusos.
Ser digno consigo próprio e com os outros; dar o melhor de si e fazer por ganhar, mas não procurar a vitória a qualquer custo.
Como se comportar na vitória e na derrota, entendendo que um resultado não te coloca acima ou abaixo de ninguém.
Um resultado negativo, um erro ou um sucesso não nos definem como indivíduos, mas sim o que fazemos com essas experiências, o que aprendemos dessas situações.
Desta forma, tanto na vitória quanto na derrota, a humildade desempenha um papel importante na formação do caráter das crianças.
Saber ganhar, saber perder, ser humilde e despretensioso em ambas as situações e, acima de tudo, com os seus colegas.
Bom dia, com licença, obrigado, por favor são as palavras mágicas relacionadas à cortesia.
Porém, além do uso das palavras, é preciso respeitar as diferenças, o ambiente de treino, os coleguinhas e os professores.
No JIU JITSU E NO JUDO, assim como na vida, bons modos e um sorriso não fazem mal a ninguém.
Existem um conjunto de regras e de etiquetas que devem ser respeitadas; o judoca tem de ter sempre consciência das suas atitudes e consequentes resultados.
“Coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.” – Nelson Mandella
Persistir apesar dos resultados, ter a resiliência para continuar contra adversidades, mesmo contra um oponente ou situação complicada, sempre em frente.
Esse é o significado de CORAGEM.
Quem tem amigos, tem tudo. Queremos que as crianças desenvolvam laços afetivos e amizades verdadeiras.
Através do respeito mútuo, cooperação e convivência, os pequenos aprendem o que significa esse vínculo.
Ao passarem por experiências e desafios juntos, eles fazem amigos e passam a confiar no auxílio do coleguinha, descobrindo o que é ter e ser amigo.
No jiu jitsu (tal como na vida) ser corajoso implica saber começar uma coisa, ter a força para continuar, mesmo sem resultados à vista, e nunca desistir, ter sempre esperança.
O respeito, a sinceridade e a modéstia são a base para construir laços de amizade com aqueles que o acompanham nesta escola de vida.
Além de ser uma atividade dinâmica, prazerosa e que contribui para a formação moral e educacional da criança, há também a parte física.
O que para muitos é apenas uma brincadeira, para nós é a epítome de teorias pedagógicas, didáticas, sociais e esportivas.
Por exemplo, entre 3 e 6 anos a criança começa a ter autonomia dos movimentos, sendo importante trabalhar fatores biológicos e sócio-educacionais.
Nas aulas damos atenção a todos estes aspectos, de acordo com cada faixa etária. Levamos em consideração que os pequenos aprendem de maneira diferente.
Com base nas teorias da educação e da da pedagogia do esporte, aliado à filosofia e ao código moral da arte marcial cobrimos um amplo espectro do ensino-aprendizagem infantil.
Dando exemplo uma aula em nossa escola:
Uutilizamos uma atividade simples para trabalhar a coordenação motora fina e aspectos sociais: o dominó, realizado com as crianças descansadas, pois a ordem das atividades é muito importante de acordo com a valência que se deseja trabalhar.
Os trabalhos gerais e específicos podem ser trabalhados com um circuito motor, no qual as capacidades físicas foram:
– força
– agilidade
– coordenação motora grossa
– propriocepção
– lateralidade
– psicomotricidade
Os aspectos de respeito e socialização aparecem na organização da fila, esperar a vez do outro e fazer o que o sensei pede.
Como aspecto específico e técnico os “ukemis” – caídas ou amortecimentos – essenciais para a prática da modalidade.
Um golpe, queda ou imobilização também são utilizados, como parte técnica e também em jogos e disputas.
Quando analisado sobre a ótica das teorias de ensino e educação, vê-se um planejamento de ensino completo com as estratégias adequadas, pautadas em ações integradas para o ensino-aprendizagem.
Um bom planejamento e sistematização faz com que brincadeiras apresentem um universo de possibilidades.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, um bom trabalho de habilidades motoras básicas torna uma criança preparada para habilidades especificas de qualquer modalidade, visando não resultados imediatos mas sim o desenvolvimento como um todo.
Levamos as brincadeiras e jogos como ferramentas de trabalho muito a sério. A escolha das valências adequadas, dentro de um planejamento geral e específico, com as estratégias variadas, tornam essas dinâmicas em excelentes recursos pedagógicos.
"É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
Utilizamos um sistema na qual a cada dois meses damos ênfase em temas específicos:
Compaixão
Cooperação
Saúde
Respeito
Boas Maneiras
Responsabilidade
Dessa forma, as crianças recebem um reforço sobre essas qualidades durante todo o ano, algo que tem dado resultados positivos com os pequenos dentro e fora dos tatames.
"É preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
pEQUENOS lUTADORES - a partir de 3 anos
Quais são os benefícios do JIU JITSU?
Veja o que nosso PROGRAMA KIDS oferece:
E a nossa metodologia certamente irá permitir que seu filho ou filha, mesmo que nunca tenha treinado, atinja esses objetivos.
Pequenos lutadores
Moralmente falando, o nosso PROGRAMA KIDS ajuda na formação da criança como indivíduo, contribuindo em aspectos como:
O JIU JITSU traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:
O JIU JITSU tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.
As crianças aprendem de maneira diferente do que os adultos.
Seus cérebros e corpos jovens e ainda em desenvolvimento estão preparados para explorar e descobrir coisas novas.
Assim, irão aprender a coordenar seus corpos e mentes correndo, pulando, caindo, rindo e brincando com os amigos.
Portanto, se ja é comprovado que é assim que as crianças aprendem, por que esperaríamos que uma aula de jiu-jitsu fosse diferente?
Entretanto, brincar por si só não é suficiente para criar um ambiente de aprendizado adequado e você não espera que seu filho ou filha seja um faixa preta em brincadeira.
Para evitar isso, as brincadeiras são direcionadas e focadas e os jogos devem ter um objetivo, desde aprender a fazer uma reverência ou fila, passando por aprendizados motores, até os princípios técnicos necessários.
Nestas brincadeira as regras de convivência vão sendo incorporadas e experimentadas aos poucos. Ordem, respeito, educação, comportamento social – tudo isso é trabalhado nas aulas
Aqui na nossa escola de JIU JITSU, nossos instrutores sabem disso.
Cada uma de nossas aulas é projetada para oferecer aos pequenos lutadores tarefas e atividades orientadas a objetivos que ajudam a manter o foco nos aspectos necessários: destreza, postura e coordenação, por exemplo.
Cada brincadeira permite que os alunos joguem e explorem o ambiente de luta.
Ao mesmo tempo aprendem a resolver problemas, desenvolver técnicas eficazes e controlar as reações emocionais.
Esse tipo de treinamento mantém as crianças envolvidas sem sentir tédio ou ter que suportar explicações mais refinadas e complicadas que são projetadas para adultos.
Nosso programa coloca as crianças em primeiro lugar, mantendo o foco em como as crianças aprendem e no que gostam de fazer, com cada aula levando em conta esse fim.
Resumindo, queremos que nossos pequenos garotos se divirtam mas aprendam as técnicas, a se comportar e se defender.
A resolução de conflitos pacífica e o controle da agressividade é trabalhada expressivamente em nossa escola.
O JIU JITSU se caracteriza pelo seu uso como defesa pessoal não-violenta.
Uma vez que nãos faz uso de golpes traumáticos (socos, chutes, cotoveladas e joelhadas) o JIU JITSU é considerado não violento.
Assim você pode dominar o seu adversário sem precisar machucá-lo.
Isto levanta um ponto interessante, que é sobre o uso correto da força. Basicamente há duas formas de se utilizar a força em um conflito inevitável:
– De maneira protetiva
– De maneira punitiva
Isto se torna ainda mais relevante no caso de conflitos e brigas entre crianças.
Em todas as modalidades:
A primeira coisa que seu filho ou filha irá aprender é a conversar e resolver os problemas com diálogo. E apenas em último caso fazer o uso da força.
A defesa pessoal do JIU JITSU se baseia principalmente neste princípio não violento do uso da força. É exatamente este princípio que torna o JIU JITSU tão eficaz e ainda uma excelente escolha para arte marcial para crianças.
E o que vem a ser isso?
Em situações nas quais não se pode escapar de um conflito direto, como uma luta corporal, você tem como imobilizar o atacante sem ter que machucá-lo.
Isto evita usar a força de maneira errada e criar um problema a mais, machucando o atacante caso isso não seja necessário.
É importante ressaltar que devido a confiança adquirida com os treinos, seu filho ou filha estarão preparados psicologicamente para evitar discussões e conflitos: a chamada BLINDAGEM ANTIBULLYING
O ideal é utilizar a força apenas quando inevitável e de forma protetiva. Ainda mais no caso de o conflito ser entre crianças.
Ao trabalhar os jogos e disputas aqui em nossa ESCOLA, as crianças passam a conhecer seus limites e adquirem confiança, disciplina respeito e AUTO CONTROLE.
Assim não caem em provocações e sabem que se necessário, conseguirão se defender.
Como elas tem esse autoconhecimento e também um sentimento de pertencimento, não precisam provar nada para ninguém.
Assim, conseguem resolver conflitos através de diálogo ou apenas deixando de lado.
Caso um conflito termine em uma luta, as consequências podem ser desastrosas para ambos os lados – isso quando são apenas dois.
Assim, o ideal é focar na resolução pacífica de conflitos para evitar as brigas – isto é a coisa mais inteligente a se fazer, evitando desgaste físico e emocional de todos os envolvidos.
Nem sempre é possível resolver desta maneira – em alguns casos será preciso utilizar a força.
Como dito antes a força deve ser utilizada de maneira não-violenta com finalidade protetiva.
Quando falamos em Defesa pessoal, o uso da força é a última coisa a ser feita.
Com calma e controle, é possível reverter situações extremas, evitando a todo custo se envolver em lutas na rua.
Essa é uma preocupação que alguns pais tem. Como dito anteriormente, o foco da nossa escola é na construção de confiança, respeito, honra – enfim, o Código Moral do JIU JITSU.
Um praticante de JIU JITSU se torna mais calmo, por ter autocontrole e autoconhecimento.
Além disso, está acostumado com jogos e disputas no DOJO e sabe que não precisa recorrer a força para se afirmar
Infelizmente o bullying existe e seu filho ou filha pode ser vítima desse abuso. Normalmente um perigo silencioso, que pode vir na forma de agressões físicas ou o chamado terror psicológico.
Uma das melhores maneiras de prevenir é fornecer às crianças as ferramentas necessárias para que possam se defender e se proteger dessa prática.
Saber conversar, se impor quando necessário e ser capaz de se defender certamente são habilidades que devem ser ensinadas.
Uma criança que tem as habilidades sociais bem desenvolvidas inibe o comportamento abusivo e fica BLINDADA contra o BULLYING.
A prática esportiva é a melhor arma para combater a obesidade de crianças e adolescentes
Cardiologistas alertam que para o problema não piorar na vida adulta é preciso tomar atitudes o quanto antes, com hábitos saudáveis em casa e na escola como exemplo.
E uma prática esportiva dinâmica e divertida com o Jiu Jitsu é uma ótima solução para esse problema
Caso seu filho esteja apresentando alguns problemas ou você quer buscar a prevenção, o esporte é o melhor caminho. No entanto, antes de iniciar a atividade, temos ainda que recomendações de pediatras sobre o estado de saúde atual da criança é fundamental.
Caso existam dúvidas para a prática esportiva, procure o médico especialista.
Nestes casos o ideal é evitar os chamados “coaches” ou terapeutas sem formação universitária.
Pesquisas mostram que muitos jovens apresentam problemas benignos de saúde em sua maioria. Outros, nem tanto, caso em que necessitaram de tratamentos médicos e até afastamentos.
Essa quantidade atingiu o total impressionante de 21% entre garotos de 07 e 14 anos de idade.
A obesidade infantil, ao contrário do que muitos acreditam, não se dá por geração espontânea, a não ser que haja de fato alguma doença clínica.
Na chamada primeira infância, a alimentação oferecida às crianças pelos pais deve ser rígida e bem definida seguindo todas as recomendações do pediatra.
Uma boa opção é colocar o seu filho em um esporte e sem dúvida eu recomendo o JIU JITSU
Este, além de um esporte é uma arte marcial que ajuda a disciplinar e aumentar o auto controle – o que é uma ótima ferramenta para as crianças.
Claro que sou suspeito para falar, mas como professor e atleta já vi transformações incríveis no estilo devida de crianças, adolescentes e adultos.
Além disso, como dito antes e adaptando uma frase do criador do judô, Jigoro Kano, o JUDÔ busca o treinamento integrado entre corpo, mente e espírito, além do treinamento das técnicas de defesa pessoal.
Faixa Preta de Jiu Jitsu - 1 grau
Faixa Marrom de Judô
Faixa Preta de Judô - Shodan
Faixa Marrom de Jiu Jitsu
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