7 Benefícios do JIU JITSU INFANTIL
Veja como a modalidade pode ajudar o seu filho a ser mais disciplinado, ter mais respeito e melhorar a interação social
Quais são os benefícios que o jiu jitsu pode proporcionar para as crianças? Parece que como em outros assuntos, alguns países tem a resposta para isso mesmo antes de nós, que desenvolvemos a arte suave até o ponto em que está hoje.
Por exemplo, países como Estados Unidos, China, Emirados Árabes e Qatar estão importando professores de Jiu Jitsu – para ensinar DEFESA PESSOAL mas também para dar aulas em escolas e para crianças.
Os americanas, principalmente, descobriram os benefícios da arte suave há algum tempo e por lá o jiu jitsu é um esporte da elite – assim como na Rússia e em alguns países da Europa.
E porque no Brasil isso é diferente?
A razão mais provável é o surto dos famosos “pitboys” na década de 90, o que criou uma fama ruim para o jiu jitsu. Usado de maneira errada, até uma colher pode se tornar uma arma, quanto mais o Brazilian Jiu Jitsu.
Isso, no entanto, não pode diminuir as vantagens e benefícios desta arte marcial maravilhosa, principalmente para as crianças.
Embora o Brasil continue na vanguarda do esporte, como um verdadeiro celeiro de campeões e professores, os EUA estão dando um alto valor ao BJJ infantile por lá a modalidade cresce rapidamente.
Então vamos ver quais são os benefícios que esses países viram e que o jiu jitsu pode oferecer.
7 benefícios do JIU JITSU INFANTIL:
- Ajuda a dar mais disciplina
- Uma ótima estratégia Anti Bullying
- Melhora o desempenho escolar
- Promove a interação social (e desenvolvimento das habilidades sociais)
- Combate a obesidade e o sedentarismo
- Ajuda a diminuir o “vício” em jogos e eletrônicos
- Melhora o comportamento em casa
Vamos agora ver um por um:
Cadastre-se na nossa newsletter para mais conteúdos como esse:
1. Disciplina no Jiu Jitsu infantil
“Disciplina é igual a liberdade” – Jocko Willink
Foco, concentração e disciplina. Dificilmente um existe sem o outro. Partindo desse princípio, estimular essas habilidades é muito importante para a criança.
Cada vez mais temos crianças hiperativas em um extremo e outras menos ativas e literalmente viciadas em jogos e equipamentos eletrônicos.
É cada vez mais a crescente quantidade de informação à que somos submetidos por dia, e também atividades – sair, dançar, fazer inglês, ir na academia, trabalhar, estudar. E estamos passando isso para as crianças.
Isso torna a nossa atenção limitada a muitas atividades, ou seja, falta foco para fazer o que realmente importa.
Por outro lado, pode ser a disciplina que está escassa. Com a informatização, ficamos mais preguiçosos e indolentes. E por fim acabamos por não nos esforçar o suficiente em outras atividades, estendendo o hábito nocivo a outras áreas da vida.
Deixando de lado os motivos que podem levar a nós e às crianças a incorporar maus hábitos, vamos olhar como podemos deixar tais hábitos de lado.
O treinamento de jiu jitsu, desde o aquecimento, passando pelas brincadeiras, até a parte técnica e filosófica, exige FOCO, DISCIPLINA e CONCENTRAÇÃO.
Por exemplo, é preciso concentração para aprender as técnicas olhando as instruções do professor.
Além disso o aluno deve estar muito atento aos ajustes para que a posição possa funcionar.
Para treinar e trabalhar o ajuste técnico e aprender as regras do dojô, da modalidade e do jiu jitsu é preciso foco no que foi ensinado e pedido.
Além disso, a própria natureza da arte marcial preza pela disciplina e pelo auto controle. Em várias situações a disciplina será necessária: o modo de colocar o quimono, amarrar a faixa, entrar e sair do tatame, como se dirigir ao professor e aos colegas e também como dobrar e guardar o quimono no fim da aula.
A parte da observação e da prática também conta muito. O objetivo da arte marcial – e do nosso jiu jitsu – é o treinamento e o APERFEIÇOAMENTO integrado entre corpo, mente e espírito, nas palavras do grande mestre Jigoro KAno.
Portanto, nosso dojô cobra não só o desempenho no tatame, mas também em casa e na escola. Esse é um dos critérios para exame de faixa no Jiu Jitsu infantil.
Um jovem mais disciplinado terá chance de aprender a arte suave de forma cada vez mais efetiva. E de levar esses hábitos e ensinamentos para todas as áreas da vida.
2. Uma ótima estratégia Anti Bullying
Bullying é um termo recente para uma prática antiga – todos já sofremos com ela, alguns mais do que os outros. Muitas vezes a situação só piora e a criança não conta para os pais com medo de piorar a situação.
Isso torna a situação difícil de identificar e resolver.
Entretanto, a arte suave é uma ótima forma de aprender técnicas de defesa pessoal para a vida real.
Deste modo, o Jiu Jitsu infantil ensina para as crianças como se defenderem em situações difíceis, evitar e também resolver conflitos.
Como ensinado pela família Gracie, o princípio norteador da arte suave é a DEFESA PESSOAL, é que o menor e mais fraco consiga se defender de oponentes maiores e mais pesados.
Em primeiro lugar, a melhor batalha é aquela que não é lutada e, assim, a primeira escolha é evitar o conflito.
Mas é preciso ter em consideração que é melhor saber e não precisar do que precisar e não saber.
Com isso, ao praticar o Jiu Jitsu infantil a criança estará preparada para não ser mais um alvo e como se portar caso isso aconteça.
A confiança e as técnicas aprendidas ocasionam uma mudança de postura, na qual o pequeno lutador sente-se mais seguro e sabe como sair da situação conversando.
Caso seja necessário o uso da força de maneira preventiva, nosso pequeno lutador saberá como fazê-lo – ao contrário do uso da força de maneira punitiva.
Por um outro lado, será capaz também de intervir em situações de covardia e se posicionar contra essas atitudes abusivas que caracterizam o bullying.
3. Melhora o desempenho escolar
Verdade seja dita, assistir aulas em uma sala, sentado durante 45 minutos é uma tarefa árdua para um adulto. Imagine para uma criança.
Para permanecer sentado o pequeno lutador ou lutadora precisa de foco, paciência e um bom estímulo.
Todas essas qualidades o treinamento de Jiu Jitsu Infantil oferece. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada na UNICAMP pela Faculdade de Educação Física, o exercício físico aumenta o resultado em testes de raciocínio lógico., por exemplo.
Isso quer dizer que o esporte nos torna mais inteligentes.
Desta forma, os benefícios do esporte para o desenvolvimento cognitivo e para o cérebro são reais. Fazemos mais associações e aprendemos como resolver diversos tipos de problemas.
Deste modo, o jiu jitsu irá melhorar o desempenho escolar em várias frentes e, portanto, sua filha ou filho se beneficiará também nos estudos.
Acredito que o jiu jitsu promova isso em um nível ainda mais elevado, devido à complexidade e variação que existe neste esporte e arte marcial.
4. Promove a interação social (e desenvolvimento das habilidades sociais)
É impossível fazer Jiu Jitsu infantil e não socializar com os parceiros de treino. Isso vai desde os pequenos até os “masters”. Sabemos que a socialização é um fator importante para que a criança cresça saudável.
Além disso, a qualidade das amizades é muito importante. Sobre isso, muitas grandes amizades surgem dentro do tatame. Essas amizades são importantes para o desenvolvimento da personalidade da criança.
Haverá momentos de brigas e conflitos que os pequenos terão que resolver. ESses aprendizados criam laços e mostram que às vezes é preciso ceder para viver em sociedade.
Embora seja um esporte na qual você compete individualmente, é impressionante como são construídas qualidades como a cooperação, parceria e amizade.
É muito importante que a criança entenda as implicações do comportamento para criar um ambiente social positivo com a sua equipe, amigos e familiares.
Conheça também nosso MINI CURSO GRATUITO:
Introdução à Defesa Pessoal do Jiu Jitsu
Inteiramente ONLINE e GRATUITO, elaboramos para você um Mini Curso para apresentar a Defesa Pessoal do Jiu Jitsu.
Acreditamos que aprender a lutar e se defender é essencial para homens, mas principalmente para mulheres e crianças. Aliás, ensinar o seu filho a se defender é o melhor presente que você poderia dar a ele.
Clique no botão abaixo para cadastrar e acessar o seu Mini Curso:
5. Combate a obesidade e o sedentarismo
A atividade física é o melhor remédio para seu filho, ainda mais se aliada a uma boa alimentação e bons hábitos.
Para mantê-lo saudável e longe da obesidade então o Jiu Jitsu Infantil terá um efeito poderoso e progressivo
Para prevenir que a obesidade atrapalhe a saúde da criança e gere problemas que tem grande chance de se estender para a vida adulta, o hábito deve ser incutido desde cedo.
Além disso, praticar o Jiu Jitsu infantil é uma alternativa divertida e dinâmica em relação à outros esportes. Temos um artigo aqui no Blog sobre como as atividades físicas podem proteger o seu filho da obesidade:
6. Ajuda a diminuir o “vício” em jogos e eletrônicos
Treinar JIU JITSU também pode ser como um jogo. Com uma metodologia apropriada aliada a um sistema de graduação bem definido, no qual os graus são dados de acordo com as presenças, treinar se torna uma jornada em que o herói é a criança.
Assim os pequenos lutadores sabem exatamente onde estão e onde devem chegar para atingir os objetivos, ganhando um sentimento de auto-realização progredir no BJJ.
Somado à isso, há as interações sociais, brincadeiras e exercícios. Estes, por sua vez, agem no sentido de tirar as crianças do estado de apatia que os jogos por vezes promovem.
Desta forma, com o Jiu Jitsu infantil o seu filho conquistará a confiança para resolver e superar seus problemas e medos.
Como o aprendizado do jiu jitsu é pautado principalmente em tentativas e erros, com o tempo as crianças perdem o medo de errar e passam a se arriscar mais, ficando cada vez menos suscetíveis à opiniões negativas dos outros.
7. Melhora o comportamento em casa
Para fechar a lista, é praticamente impossível que uma criança que tenha passado pelos 6 itens descritos anteriormente não melhore o seu comportamento em casa. O treinamento de jiu jitsu aje como um efeito cascata, com cada habilidade desenvolvida auxiliando em outras.
O BJJ é uma arte marcial antes de tudo e portanto se baseia no em um código de honra, lealdade e respeito. Atos simples como pedir licença para entrar e sair no tatame, pedir desculpas, evitar o uso de palavrões, seguir as instruções do sensei e respeitar a hierarquia incutem o respeito em suas diversas variáveis na criança.
Esse respeito que é aprendido e exigido na academia será carregado para fora dela. Seja na escola, em casa ou na rua, o comportamento muda para melhor.
E aí, o que achou? Pronto para colocar o seu filho ou filha para praticar o JIU JITSU INFANTIL e ainda por cima aprender técnicas de Defesa Pessoal?
Então aproveite essa oportunidade que separamos para você:
Traga seu filho para fazer uma semana GRÁTIS de Jiu Jitsu Infatil na nossa escola.
É só clicar no botão abaixo e se cadastrar: