ADOLESECENTES - JIU JITSU E JUDÔ SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Como transformar a vida do seu filho ADOLESCENTE?
Boa pergunta.
Tenho uma turma de adolescentes há dois anos, e tirando alguns poucos que estão firmes, alunos vem e vão.
É atípico, pois essa é uma idade muito importante, na qual as responsabilidades aumentam e a noção de futuro começa a se instalar em seus pensamentos.
A adolescência é pode ser o ponto de inflexão para uma virada ou o limiar para uma nova fase na vida.
De qualquer modo, queremos que a próxima fase seja boa e, PRINCIPALMENTE, que eles estejam preparados física, mental e espiritualmente para isso.
Durante esse período, várias mudanças ocorrem. Em regra, é uma fase na qual buscam encontrar seus lugares na sociedade e entorno em que estão.
Isso pode gerar:
- -desconforto,
- -ansiedade,
- -falta de pertencimento,
- -problema de auto estima,
- – falta de confiança.
É nesse ponto que o jiu jitsu, o verdadeiro jiu jitsu, vai agir como um catalisador de melhoria na vida desses jovens.
A essência da arte marcial busca transformar a vida, em especial dos mais VULNERÁVEIS.
Eu acredito que o jiu-jitsu transforma vidas, através da filosofia da arte marcial, do esforço, da disciplina, da flexibilidade, através do desenvolvimento Físico, Mental e Espiritual.
A arte marcial, quando praticada em sua totalidade, com ênfase no código moral, serve exatamente para construir os valores necessários para tornar a adolescência interessante e desafiadora, ao invés de assustadora e frustrante.
É o que enfatizo quando digo que o jiu jitsu não é apenas um amontoado de técnicas, uma luta ou defesa pessoal. E sim um conjunto de valores e doutrinas para a VIDA.
Seja vencendo adversários mais fortes, aguentando a pressão em situações de extremo desconforto ou praticando a paciência e disciplina em ações diárias, o jiu jitsu oferece as ferramentas necessárias justamente para o mais fraco encontrar a sua força e superar desafios.
Acredito que a cada dia que passa no qual esses jovens não se dedicam a uma atividade que permita-os se expressarem, fazerem amigos e crescerem, significa que eles serão alvos de:
- -Depressão
- -Drogas
- -Más Companhias
- -Ansiedade
- -Mau comportamento
- -Obesidade
- -Fumo
- -Bebidas
Isso os coloca em situações de vulnerabilidade, frustração e tristeza. E eu sei que você não quer isso para seu filho. Nunca é tarde para começar. Mas quanto mais o tempo passa, mais difícil fica. E mais difícil é de resgatá-los.
Acredito que a prática do jiu jitsu, como forma SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, quando desenvolvido com paciência, dedicação e consistência irá dar frutos dentro e principalmente, fora dos tatames.
É exatamente isso que buscamos com a prática e ensino da arte marcial.