Obesidade e atividade física: como ajudar o seu filho a vencer esta batalha

esporte são sebastião do paraíso

A prática esportiva é a melhor arma para combater a obesidade de crianças e adolescentes

Cardiologistas alertam que para o problema não piorar na vida adulta é preciso tomar atitudes o quanto antes,  com hábitos saudáveis em casa e na escola como exemplo

Quando o assunto envolve crianças e adolescentes e a crescente obesidade na população jovem brasileira já ficamos com as orelhas em pé.

Dados do IBGE e somados ao posicionamento da Sociedade Brasileira de Pediatria nos mostram um retrato grave de como a obesidade moderada para severa atinge cada vez mais crianças e adolescentes, e cada vez mais cedo.

Temos como exemplo negativo os EUA, onde  a situação é bem pior. Há locais onde as porções “big size” ou extra grande de alimentos ‘fast food” já foram proibidas.

Por lá, grandes centros médicos são criados para tratar essa condição que está atingindo especialmente os jovens. 

Como praticante de uma arte marcial, no caso o jiu jitsu, entendo que devemos começar a luta por nós mesmos e em casa, com bons hábitos alimentares, esportivos e também de sono e descanso. 

Este será o primeiro passo e também o exemplo a ser dado para quem está a nossa volta e principalmente para aqueles que mais próximos – sejam parceiros, filhos ou amigos.

Cadastre-se em nossa Newsletter para mais conteúdos como esse:

Obesidade, sedentarismo e o perigo das doenças degenerativas

Hoje já está mais do que comprovado a correlação e causa entre a obesidade e o surgimento de doenças degenerativas. 

As doenças degenerativas podem e estão surgindo em idade precoce. Hipertensão arterial, diabetes e aterosclerose, estão sendo detectadas nas crianças de hábitos de vida errados.

O modo de  vida informatizado não será mudado de uma hora para outra, nem é desejável que seja extinto por completo.

Logo a estratégia é colocar colocar regras para seu uso, como horários para seu uso. Outra dica é fazer as refeições sempre no mesmo horário e sempre com alimentos saudáveis.

Para terminar, obrigatoriamente o esporte deve ser incutido com uma prática frequente e prazerosa, procurando tornar essa atividade física algo lúdico e dinâmico.

Sem dúvida fazer caminhada, correr ou treinar em academias de musculação não é atrativo para adultos, quanto mais para crianças.

Neste ponto, o treinamento de artes marciais surge como uma alternativa poderosa e eficaz, principalmente as artes marciais de origem japonesa que prezam pela disciplina e respeito, assim como hábitos de vida saudáveis, no melhor estilo samurai.

obesidade infantil

Brincadeiras a parte, uma boa opção é colocar o seu filho em um esporte e sem dúvida eu recomendo o jiu-jitsu.

 

Este, além de um esporte é uma arte marcial que ajuda a disciplinar e aumentar o auto controle – o que é uma ótima ferramenta para as crianças.

 

Claro que sou suspeito para falar, mas como professor e atleta já vi transformações incríveis no estilo devida de crianças, adolescentes e adultos.

 

Além disso, como dito antes e adaptando uma frase do criador do judô, Jigoro Kano, o jiu jitsu busca o treinamento integrado entre corpo, mente  e espírito, além do treinamento das técnicas de defesa pessoal.

 

Caso seu filho esteja apresentando alguns problemas ou você quer buscar a prevenção, o esporte é o melhor caminho. No entanto, antes de iniciar a atividade, temos ainda que recomendações de pediatras sobre o estado de saúde  atual da criança é fundamental.

 

Caso existam dúvidas para a prática esportiva, procure o médico especialista. 

 

Nestes casos o ideal é evitar os chamados “coaches” ou terapeutas sem formação universitária. 

 

Pesquisas mostram que muitos jovens apresentam problemas benignos de saúde em sua  maioria. Outros, nem tanto, caso em que necessitaram de tratamentos médicos e até afastamentos. 

 

Essa quantidade atingiu o total  impressionante de 21% entre garotos de 07 e 14 anos de idade.

 

A obesidade infantil, ao contrário do que muitos acreditam, não se dá por geração espontânea, a não ser que haja de fato  alguma doença clínica. 

 

Na chamada  primeira infância, a alimentação oferecida às crianças pelos pais deve ser rígida e bem  definida seguindo todas as recomendações do pediatra.

obesidade infantil

É imprescindível restringir os doces e açúcares até mais ou menos os dois anos, e manter um consumo mínimo a partir disso. 

 

Este é um dos piores alimentos que podemos dar à nossas crianças e seu consumo desregrado está comprovadamente correlacionado às doenças degenerativas já citadas

 

Por isso esportes ou outras atividades físicas devem ser sempre estimulados, partindo dos pais o exemplo mais importante. 

 

Esse é o principal espelho e o primeiro exemplo a ser dado dentro da família.

 

A escola em muitos casos não dá conta do seu papel neste ponto. As aulas de educação física não são estimulantes, assim como os horários. entre outras tantas  dificuldades que precisam ser superadas.

 

A combinação de alimentação saudável, esporte e bons hábitos é a única para o sucesso da luta contra a obesidade infanto-juvenil que muito provavelmente caminharão no sentido de se tornarem adultos obesos.

 

Há países onde  discute-se sobre a polêmica de fazer a cirurgia de obesidade mórbida em jovens e os perigos dessa intervenção num adolescente.

 

Evite o uso medicações. O exemplo e a prática de esportes é o melhor caminho.

 

kids são sebastião do paraíso

Insisto aqui que o Brazilian Jiu Jitsu é uma das melhores ferramentas para isso. É famosa a união dos hábitos alimentares saudáveis e práticas esportivas benéficas na arte suave – o chamado BJJ lifestyle.

Coloque o seu filho no jiu jitsu e acabe de uma vez com o monstro do sedentarismo e da obesidade!

Gostaria de aprender mais sobre como o jiu jitsu pode te ajudar a vencer o fantasma da obesidade infantil? 

 

Cadastre-se na nossa newsletter para receber mais dicas como está direto no seu email

 

Os comentários estão fechados.