8 dicas para controlar a ansiedade

ansiedade controle paraiso

Confira nossas 8 Dicas para Controlar a Ansiedade de uma vez

Às vezes sentimos uma urgência desnecessária com relação a certos assuntos, um mal estar, algo que nos deixa desconfortáveis em relação a alguma situação.

Pode ser uma situação que vai ocorrer ou algo que pode ou não se realizar de fato. Esta última costuma ser mais frequente, o que costuma ser chamado de sofrer por antecipação.

Você começa a pensar em várias possibilidades que podem acontecer (normalmente não muito animadoras) e quando percebe está com uma bola no peito.

Isto é a ansiedade, que se caracteriza por esse desconforto, medo, uma sensação de que algo está errado.

Até aí, nada de muito extraordinário. Todos somos um pouco ansiosos. O problema é quando isso começa a ser algo frequente, a interferir na sua qualidade de vida e, na minha opinião,  o uso de medicamentos começa a ser utilizado.

Existem casos em que pode ser necessária a utilização de remédios, mas antes disso há uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir a ansiedade.

Confira as 8 Dicas para Reduzir a Ansiedade:

  1. Pratique Atividades Físicas
  2. Reduza seu estresse diário
  3. Faça uma lista das principais ações a executar
  4. Tome sempre o mesmo café da manhã
  5. Faça uma coisa de cada vez
  6. Aprenda a se organizar melhor
  7. Cuide bem do seu sono
  8. Dedique um tempo específico para se cuidar

Vamos dar uma olhada coma mais detalhes nessas dicas que irão te ajudar a diminuir e controlar de vez a ansiedade:

dicas ansiedade

1. Pratique atividades físicas

Número 1 da lista não poderia ser outro. Não fomos feitos para andar de carro o tempo todo, ficar em um escritório ou em lugares fechados.

Somos feitos para nos movimentar e explorar o ambiente e a natureza através de nossos corpos.

Ficar horas sentado vai causar uma série de problemas em sua saúde física e mental.

Por isso, a melhor forma de controlar a ansiedade é praticando  exercícios. Praticar atividades físicas vai te ajudar porque isso ajuda a produzir serotonina, a famosa substância que aumenta a sensação de prazer.

Além disso, ao praticar um esporte, você deixa de lado todos os seus problemas naquele momento, ou seja,  é como se você estivesse meditando.

Aqueles pensamentos que ficam nos atormentando desaparecem durante o tempo do exercício. 

Dependendo do que escolher, a atividade pode ser mais ou menos dinâmica, e isso vai do gosto pessoal. 

Bem, é claro que este artigo estando dentro de um BLOG de Jiu Jitsu, não poderia ser diferente: a minha recomendação de atividade é o Brazilian Jiu Jitsu.

Com o treinamento integrado entre corpo, mente e espírito e técnicas de Defesa Pessoal, dentro de uma aula dinâmica e divertida, sem dúvida é uma excelente opção de atividade física.

E mais do que isso, é um local no qual você irá fazer novas amizades e descobrir que é capaz de muito mais do que imagina.

De qualquer maneira, o que importa é você se exercitar, independente da forma ou modalidade escolhida. Mesmo uma caminhada é excelente.

Eu mesmo gosto muito de caminhar nos domingos, por exemplo, que são dias que não costumo treinar Jiu Jitsu, para dar uma diminuída na ansiedade.

diminuir ansiedade

2. Reduza seu estresse diário

Bem, isso é mais fácil falar do que fazer. Pessoas ansiosas devem  reduzir o seu estresse. Sem novidades até aqui. 

Mas como fazer isso? Aí é que está o problema.

Uma excelente opção é meditar, fazer ioga e outras coisas. No meu caso, o máximo que consigo é meditar algumas vezes por semana, então fica difícil eu recomendar isso diretamente.

Uma das melhores formas de controlar a ansiedade, no meu caso, é começar o dia com uma rotina bem estabelecida que envolva alguma forma de exercício.

Você pode se alongar durante 5 a 10 minutos após acordar para ir arrumando os pensamentos e, se possível, realizar uma atividade física logo depois.

Você pode, é claro, fazer uma sessão de jiu jitsu, mas também ir em uma academia de musculação, correr ou fazer qualquer atividade que quiser. Isso demora em média uma hora da sua manhã. 

Esse início de manhã com exercícios vai te dar uma sensação de dever cumprido logo na primeira parte do dia e também ajuda a relaxar um pouco.

Deste modo, naturalmente você irá se preocupar e estressar menos com as situações do dia a dia.

ansiedade jiu jitsu

3. Faça uma lista das principais ações que você vai realizar no dia

Ficar pensando no que você vai fazer, como, quando e porque vai fazer algo é um convite para ficar ansioso.

Para reduzir a ansiedade nestes casos, antes de dormir, experimente anotar a ação que, se realizada, irá ter o maior impacto no seu dia. Ou seja, aquilo que se terminado, terá feito seu dia de trabalho ser produtivo. 

Caso haja algo mais, adicione mais uma ou duas tarefas. O objetivo é manter essa lista com no máximo 3 itens.

Assim, ao acordar, você já saberá o que precisa ser feito, de preferência depois de sua sessão de exercícios matinais.

Isso é ótimo para planejar com antecedência e diminuir a ansiedade.

4. Tome sempre o mesmo café da manhã

O que isso tem de relação com ansiedade? Bem, eu já percebi que quanto mais decisões tenho que tomar durante o dia, mais ansioso fico. 

Até uma pequena ação como escolher o que irá comer pela manhã já pode ter um efeito negativo. Por isso, tome o mesmo café da manhã todos os dias.

Ter uma rotina evita ter que tomar decisões desnecessárias e, o mais importante, evita a ponderação que precede a decisão.

Se possível, faça isso para todas as refeições. Saiba de antemão o que você irá fazer para comer e evite ficar ponderando sobre decisões desnecessárias.

O que podemos tirar desse tópico é que, o ideal, em geral,  é possuir um “sistema” para a rotina, como por exemplo: 

  • Acordar
  • Alongar
  • Academia
  • Café da manhã padrão
  • Tomar banho
  • Trabalho

Assim, a primeira parte do dia passa quase que completamente sem nenhuma decisão, principalmente se a lista de atividades já foi feita na noite anterior.

Pelo menos no meu caso, o que aumenta a ansiedade é ficar pensando e algo que preciso fazer e ter que ponderar como será feito.

Ao ter uma rotina pré-estabelecida, diminuo muito esse processo, o que me torna menos ansioso durante a semana.

controle ansiedade

5. Faça uma coisa de cada vez

 

Na verdade isso é meio que uma dica sobre produtividade. Acredito que ninguém tenha problemas de ansiedade por ter que ficar uma tarde inteira na praia, por exemplo.

 

A maior parte dos problemas relacionados à ansiedade costumam ser com tarefas relacionadas a trabalho e outras responsabilidades intransferíveis.

 

Por isso, nada mais justo do que realizar as tarefas da melhor e mais rápida maneira possível.

 

Por exemplo, no meu caso, eu demoro entre 10 a 30 minutos para me situar e planejar como vou resolver alguma situação problema, seja no trabalho, na manutenção em casa ou em uma viagem, por exemplo.

 

Após essa “partida”, consigo manter a concentração por no mínimo 45 minutos, chegando algumas vezes a 2 horas, com um pequeno intervalo de 5 a 10 minutos.

 

O meu problema, que também pode ser o seu, é que se eu for interrompido no meu processo, eu preciso do tempo da “partida” novamente.

 

Por isso, quando vou fazer algo, não atendo telefone, não falo no whatsapp, não converso com ninguém. Isso para não ter que perder 30 minutos de novo. Isso é o que eu quero dizer com fazer uma coisa de cada vez.

 

Redes sociais e aplicativos de mensagem tem uma forma de nos tirar a concentração inacreditável. 

 

Por isso, perdemos a atenção no presente e focamos no futuro, na última notícia, na mensagem que vai chegar…

 

E, pelo menos no meu caso, isso aumenta consideravelmente a ansiedade. 

6. Aprenda a se organizar melhor

 

Você pode ser aquele tipo de pessoa que sempre esquece algum objeto, ou perde a data de pagamento de uma conta, ou se perde ao realizar um trabalho.

 

Veja bem, você não está sozinho. Isso é mais comum do que parece e eu entendo bem sua situação.

 

Qual é a minha dica para você?

 

Experimente criar uma “rotina” ou um sistema também para a sua organização. Aos olhos de terceiros, pode parecer que sou bagunçado, mas o que importa é que eu saiba exatamente o que, como e quando estão minhas coisas ou o que preciso fazer.

 

Com relação aos objetos, por exemplo, eu resolvi esse problema carregando os meus principais itens em uma mochila. Chaves, carteira, celular… Cada um em um bolso específico e não os troco de lugar nunca. Assim fica fácil de eu encontrá-los.

 

Qual a relação disso com ansiedade? 

 

Experimente perder a chave de casa e não ter como entrar por horas. Ou esquecer o celular com praticamente todos os seus dados.

 

Isso contribui muito para o aumento do estresse e da ansiedade, pelo menos para mim. E pode ser evitado com uma simples ação.

 

Já com relação ao trabalho, experimente ter um protocolo para os principais serviços que você precisa fazer.

 

Um checklist que leva a próxima ação é uma excelente forma de criar um protocolo. Uma vez criado e otimizado, siga-o fielmente. 

 

Você já deve ter percebido que em grande parte dos casos, o segredo é diminuir a ponderação na tomada de decisões.

 

Quanto mais opções você tiver, mais irá ponderar e consequentemente mais difícil será tomar uma decisão, o que pode gerar ansiedade.

 

Esse desgaste pode ser causado por desorganização e por ter que “reinventar a roda” todas as vezes. 

 

Assim, chega o final do dia e parece que nada foi feito ou produzido e começamos a nos preocupar com o amanhã (de novo).

 

Diminuindo esses desgastes desnecessários e perda de tempo, você mantém o foco no que está fazendo e começa a organizar melhor também os pensamentos.

ansiedade estresse

7. Cuide bem do seu sono

Aqui, sem novidades. Evite mexer no celular e cuidar de negócios relativos à trabalho antes de deitar.

Tente ler, relaxar e deixe o seu cérebro descansar. Quem nunca acordou no meio da noite pensando em um problema e não conseguiu dormir depois? 

Isso não adianta de nada e só nos deixa mais ansiosos ainda. Assim, o ideal é evitar que esses pensamentos ocupem a cabeça antes de deitar.

Ao fazer a lista de principais ações, você as retira da cabeça e não mexe mais com isso. O ideal é fazer alguma atividade que te auxilie a se distrair. 

crianças paraiso jiu jitsu

8. Dedique um tempo específico para se cuidar

Reservar um tempo para se cuidar é algo que ouvimos com frequência. E, na verdade, sempre reservamos algo assim. 

A questão é: como e quando você reserva esse período de tempo?

Vou explicar melhor. O ideal é que você tenha dias e horários específicos dedicados a alguma ação para você e sua saúde física e mental.

Por exemplo, separar segundas, quartas e sextas, às 19 horas, para alguma atividade física.

E ainda a terça da pizza, a sexta da cerveja ou algum programa assim com a família e amigos.

Mas  o grande porém é: esse tempo precisa ser reservado com antecipação e não aquela hora que sobra.

Isso sim é dedicar um tempo à você e sua família. 

Como um tempo para você cuidar da sua saúde física e mental e controlar a ansiedade, eu não poderia deixar de citar o Brazilian Jiu Jitsu.

Como uma  arte marcial com um código filosófico que busca a excelência,  herdado do famoso BUDÔ – o código do guerreiro ou código dos samurais – o BJJ pode te ajudar e muito, assim como já tem ajudado muitas outras pessoas pelo mundo.

Aprender a lidar com algo do nosso controle, sair de situações ruins e aprender a trabalhar sobre pressão são algumas das habilidades que o JIU JITSU vai te ensinar.

DESCUBRA AGORA QUAIS SÃO OS OUTROS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE BRAZILIAN JIU JITSU

BAIXE AGORA O EBOOK GRÁTIS

O GUIA DEFINITIVO DO JIU JITSU E OS BENEFÍCIOS

BAIXE AGORA O SEU EBOOK GRATUITO E DESCUBRA PORQUE O JIU JITSU É UMA FERRAMENTA TÃO PODEROSA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SAÚDE E NO CONTROLE DA ANSIEDADE

Os comentários estão fechados.