Conheça os benefícios do JIU JITSU para mulheres

JIU JITSU MULHERES

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO JIU JITSU PARA MULHERES

Quais são os benefícios do JIU JITSU para mulheres? Várias pessoas acham que luta é coisa de homem e que o jiu jitsu é violento.

Bem, eu posso mudar essa imagem que muitas pessoas tem sobre o  BJJ (Brazilian Jiu Jitsu). AS mulheres cada vez mais estão buscando conhecer e praticar o jiu jitsu, por diversas razões.

E nesse artigo você aprenderá mais sobre essas razões e sobre  a arte suave (jiu jitsu significa arte suave). Ao final de tudo espero que você não pense que o BJJ seja apenas ficar se agarrando com um cara suado bufando na sua orelha. 

O que não é nada atrativo, diga-se de passagem.

Então quais são os principais Benefícios do Jiu Jitsu para Mulheres? Confira nossa lista:

  1. Defesa Pessoal
  2. Segurança
  3. Auto Estima
  4. Controle Emocional
  5. Emagrecimento
  6. Diminuição do Estresse
  7. Desenvolvimento Pessoal

Em primeiro lugar vamos tentar entender porque as mulheres estão aderindo à prática do jiu jitsu.  Vamos lá.

Veja também: Quais as Consequências de uma Briga?

Defesa Pessoal Feminina

1 Defesa Pessoal

Este é o primeiro motivo na lista quando de motivos pela qual alguém começa a treinar – seja homem ou mulher. Eu mesmo comecei por este motivo e aqui estou dando aulas de jiu jitsu depois de tanto tempo.

Às vezes até me esqueço de porquê comecei a treinar… Mas a verdade é que foi por causa da Defesa Pessoal. 

Saber como me defender foi o principal motivo que me levou a uma academia de jiu jitsu. 

Sempre gostei  de lutas, mesmo antes do jiu. Mas o que me empurrou para o tatame foi a possibilidade de um cara magro como eu ser capaz de andar de cabeça erguida sem ficar se preocupando se alguém iria me atacar ou machucar a mim e meus amigos.

Me envolvi em algumas discussões, mas depois de começar a treinar nunca mais  me envolvi em uma briga. Entretanto não podemos esquecer a famosa frase(de status de facebook)

“Melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber.” 

Ou uma versão mais refinada: 

Um estudante disse ao seu mestre: 

“Você me ensina a luta mas fala sobre a paz. Como concilia os dois?”. 

O mestre respondeu: 

“É melhor ser um guerreiro num jardim do que um jardineiro numa guerra.”

Quando você aprende como se defender em diversas situações, mesmo que não precise nunca usar as técnicas aprendidas,  você fica mais tranquila(o).

Além disso, com o tempo você passa a antecipar as situações e as evita antes que elas possam de fato ocorrer

Dito isso, o fato de você aprender a Defesa Pessoal acaba nos levando ao próximo item dessa lista:

mulheres jiu paraiso

2 Segurança

Isso já está incluso no item acima, então esta lista está parece que está ficando redundante. Mas há algo no treinamento de BJJ que aqueles que nunca experimentaram ainda não sabem. 

E isso é como são feitos os chamados “rólas”, que são as simulações de luta,  sparrings ou randoris, este último nome como é conhecido no judô.

Para começar a explicar, é preciso entender que no jiu jitsu não há golpes de impacto, como socos, cabeçadas ou pontapés.

E que o BJJ é uma luta agarrada e desarmada, que foi desenvolvida e utilizada pelos samurais quando estes estavam em situações de extrema desvantagem, como por exemplo ao se encontrarem sem armas.

Portanto, o jiu jitsu é baseado na DEFESA e, principalmente, partindo de situações de extrema desvantagens.

Ora, parando para pensar, então desta forma treinar jiu jitsu não me aproxima da realidade de um combate de verdade, você pode estar pensando.

Mas por mais contraditório que possa parecer, a soma desses fatores  é exatamente o faz o jiu jitsu tão eficiente.

É fácil vencer uma luta quando você é mais forte, mais rápido, mais pesado e se encontra em uma situação de vantagem.

Mas e se você for mais fraco, leve, lento e estiver em uma situação de desvantagem, como por exemplo agarrado de surpresa ou por baixo em uma luta?

Aí o quadro já começa a se desenhar de outra forma… 

Bem, então vamos analisar como o jiu jitsu de fato conseguiu se tornar a melhor defesa pessoal do mundo.

Começando pela prática das simulações de combate ou “rólas”, ao não utilizar golpes de impacto,  (há os estrangulamentos e chaves, mas são feitos com grande controle e tudo o que vocẽ precisa fazer é dar três tapinhas para interrompê-los) você será capaz de realizar as simulações de luta em uma intensidade muito próxima da real – quando você tiver treinado o suficiente e for a hora para isso.

Isso não quer dizer que as lutas são uma briga de boteco.

Quer dizer na verdade que você estará tentando aplicar as suas técnicas em um oponente que resiste os seus movimentos com uma intenção real de impedir que isso ocorra enquanto ele faz o mesmo com você.

Ou seja, seu adversário, assim como você, estará utilizando praticamente a totalidade de seus recursos físicos para imobilizá-la.

As simulações de luta, portanto, irão construir os reflexos necessários em um combate de verdade sem o risco de se lesionar que outras modalidades possuem.

Isto permite que você possa fazer os “rólas” todos os dias, se assim desejar, o que ajusta cada vez mais seus reflexos e técnicas.

Desta maneira você tem uma segurança de que o que você está praticando realmente irá funcionar em um cenário idêntico que venha a acontecer no mundo real.

Ainda, com relação às chaves e estrangulamentos, estes golpes permitem que você inutilize ou deixe o seu adversário inconsciente rapidamente sem a necessidade de ser forte, rápida ou pesada.

Isso porque uma vez que você aprende a Defesa Pessoal do BJJ verá que em muitas vezes  é mais fácil conseguir isso do que um nocaute, por exemplo.

Todos esses fatores juntos resultam em uma maior SEGURANÇA, tanto no uso das técnicas como na eventual possibilidade de você ser forçada a utilizá-las em situações reais. 

Tudo isso devido ao fato de estas técnicas já foram treinadas em um ambiente e situações muito próximas do que será encontrado no mundo real.

 

Veja também: Como a Defesa Pessoal do jiu jitsu foi parar nos treinamentos da Segurança Pública

auto estima feminina

3 Auto Estima

Como é possível que uma luta melhore a auto-estima? Para responder essa pergunta devemos olhar para a essência do jiu jitsu. 

O BJJ não é apenas uma luta, é em primeiro lugar uma arte marcial. E não é qualquer arte marcial, é a arte marcial utilizada nos combates corpo a corpo dos samurais.

Os samurais eram a classe guerreira do Japão Feudal e o comportamento dessa classe era rigidamente ensinado através do BUSHIDO, ou o Caminho do Guerreiro.

Isso também é o que torna a arte suave como uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal, como veremos em outro tópico.

Mas o que isso tem a ver com AUTO ESTIMA?

Bem, para isso será necessário entender um pouco mais do que significa trilhar o “caminho do guerreiro”, o que pode levar um pouco de tempo e não é o objetivo deste artigo.

Assim, encurtando a história, um dos princípios norteadores da arte marcial é o AUTO DESENVOLVIMENTO.

Ou seja, você precisa ser melhor que seu pior inimigo, no caso, você. Parece paradoxal aprender uma forma de luta, na qual você treina para combater ou se defender de outras pessoas, que o princípio seja competir contra si mesmo e não contra os outros.

Mas é exatamente aí que reside a força da filosofia do Jiu Jitsu.

E isso ocorre porque você pode controlar o seu comportamento, a sua alimentação, o quanto você treina, os seus pensamentos.

Pode controlar até onde vai se desafiar, como sair da sua zona de conforto e a buscar novos horizontes.

Você não pode fazer isso por outra pessoa, apenas por você. Dessa forma, a sua maior preocupação deve ser em como vencer seus pequenos inimigos interiores e ser um pouco melhor a cada dia.

Quando você pára de olhar para o outro e volta o foco para dentro de você, é quando a “magia” acontece. 

Por exemplo, é fácil, quando temos algum problema ou estamos cansados,  dizer coisas como: 

“Não vou treinar só hoje…”

“Vou sair da dieta só um pouco…”

“Só mais uma cerveja…”

Nessas horas que você pode ser forte e procurar melhorar um pouco e contabilizar uma pequena vitória. 

É nesse instante que você começa a descobrir que é capaz de muito mais do que imaginava – e aumentar a Auto Estima é apenas uma consequência natural de tudo isso.

controle ansiedade

4 Controle Emocional

Há várias maneiras pela qual você pode conseguir um maior Controle Emocional com o jiu jitsu. Uma delas, por exemplo, é que o treinamento é uma válvula de escape para o estresse e a ansiedade.

Uma vez que você se livra ou diminui a influência desses fatores em sua vida, o impacto é enorme. Alguns de meus alunos chegam a dizer que de uma semana para outra puderam perceber a diferença no humor, crises de ansiedade e até melhora no sono.

Mas na minha opinião há outro fator que influencia mais ainda o nosso controle emocional devido à pratica de jiu jitsu.

O nosso mundo está um caos. Guerras, pobreza, doenças, corrupção, violência e muito mais. E tudo isso está fora do nosso alcance controlar.

E o ser humano procura sempre organizar e controlar o seu ambiente.

Não gostamos de não exercer controle, de desordem, de algo que está fora do nosso alcance até mesmo influenciar um pouco.

Em alguns casos é possível que a falta de controle e ordem desencadeie uma pequena crise de ansiedade.

E que relação tem o jiu jitsu com isso?

O jiu jitsu também é uma luta por controle. Você vai tentar controlar o seu oponente e os movimentos dele de modo que seja possível chegar a um posicionamento que permita a aplicação de uma chave ou estrangulamento.

O problema é quando você está sendo controlado. Quando você está em uma situação de total desvantagem.

E diga-se de passagem, isso acontece frequentemente no treinamento de jiu jitsu, independente da cor da sua faixa.

Ora, como já foi dito, o BJJ foi desenvolvido para ser utilizado em casos de extrema desvantagem.

E em várias dessas situações, você terá pouco ou quase nenhum controle. Há inclusive posições na arte suave em que o único controle é o de danos.

Isso levanta outra questão: como manter o controle emocional quando você não controla sequer os seus movimentos?

É nesse instante que você precisará mais ainda de clareza de pensamentos e controle emocional. 

Todos seus sentidos esperando por um deslize, uma pequena oportunidade. Se as emoções começarem a falar mais alto que a razão, talvez você não consiga sair do “enrosco”.

Claro que isso é feita de uma maneira progressiva, com pequenos incrementos de desconforto e sempre de uma maneira segura e saudável.

É o equivalente a uma titulação, com cuidado e gota por gota.

Mas o resultado é que no final você terá aumentado seu controle emocional. 

E aí você passa também a ter mais paciência, resistência a pressão e principalmente, ficar confortável com o desconhecido e com a desordem.

 

Confira nosso EBOOK gratuito: O Guia Definitivo para o Iniciante no Jiu Jitsu:

Alimentação Saudável Paraíso

5 Emagrecimento

É possível que mesmo que você não conheça nenhuma atleta de jiu jitsu (nem mesmo a Kyra Gracie). Mas é improvável que você não tenha visto uma passagem de uma luta, pesagem ou alguma atleta de MMA.

Como é possível que elas sejam tão magras e estejam tão em forma?

Isso não é algo que possa ser respondido de modo simples e sem dúvida não é algo que possamos emular em nossas vidas.

Essas garotas treinam várias horas por dia, contam com nutricionistas, preparadores físicos, técnicos, médicos e por aí vai.

Mas deixando isso de lado, o que chama a atenção mesmo é que quase nenhuma delas está fora de forma. Isso, na minha opinião, é mais impressionante ainda do que o quão em forma elas estão.

Então há alguma coisa no treinamento dessas atletas que pode ser levado em conta como um ponto comum.

E a verdade é que a prática de uma luta possui um alto gasto calórico. Há estudos que mostram que uma aula de uma hora de jiu jitsu consome entre 700 a 1000 calorias.

Além disso, há ganhos de massa magra, perda de gordura e aquele discurso padrão de sempre, que não está dentro do escopo deste artigo.

A questão maior é que, como o BJJ é também uma arte marcial, a busca pela melhora é em várias áreas da sua vida. 

Dessa maneira, depois de um tempo, você começa a prestar mais atenção à sua alimentação, seu descanso e a sua saúde de uma forma geral.

Portanto, além do alto gasto calórico, outros fatores ajudam no processo de emagrecimento.

Sem contar, é claro, que as aulas são dinâmicas, divertidas e que ficamos literalmente viciados no jiu jitsu.

 

Acesse agora nosso MINI CURSO inteiramente ONLINE e Gratuito:

Introdução à DEFESA PESSOAL

diminuir ansiedade

6 Diminuição do Estresse

Ao iniciar uma atividade física, é quase certo que você irá diminuir e controlar o seu estresse. 

Veja também um artigo sobre como controlar a ANSIEDADE

Entretanto, mesmo nesse sentido, acredito que o jiu jitsu como arte marcial ainda é capaz de entregar mais. 

Seja através do aumento do controle emocional, da auto estima e do desenvolvimento pessoal, o nível de estresse diminui e fica sob controle.

Porém, além disso, ao pisar no tatame você temporariamente esquece dos seus problemas. Já foi dito que o exercício físico pode gerar os mesmos efeitos que a meditação.

Além disso, como há uma demanda física e psicológica no treinamento, é difícil ficar pensando em outra coisa que não o jiu jitsu durante a aula.

Adicione a esse quadro que você faz novas amizades e constrói um novo vínculo social saudável. 

Todos esses fatores contribuem para o controle e diminuição do estresse no seu cotidiano.

personal fight paraiso

7 Desenvolvimento Pessoal

 

Antes de mais nada, uma breve explicação: 

O nosso jiu jitsu veio então para o Brasil através de um praticante de judô, o famoso conde Koma. Jigoro Kano unificou os antigos estilos de jujutsu e criou o judô Kodokan. 

Através do judô Kodokan original, que era então essa unificação de alguns estilos de jujutsu, é que o jiu jitsu brasileiro foi aprendido e desenvolvido aqui nas nossas terras. 

O judô e o jiu jitsu são então, senão a mesma arte, artes irmãs. O que as diferencia mais é o esporte, a parte competitiva. Mas as artes marciais em si não tem (ou não deviam ter pelo menos) diferenças gritantes.

Portanto, o jiu jitsu que hoje é ensinado em várias academias por todo mundo, em especial a vertente que ficou conhecida como o Gracie Jiu Jitsu, pelo menos no que se refere a parte técnica e de defesa pessoal, é similar ao Judô Kodokan Original.

Dessa forma, sobre o DESENVOLVIMENTO PESSOAL , o ideal é deixar aqui as palavras do  grande mestre Jigoro Kano sobre o judô:

“Eu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos – concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distinguí-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.”

 

E para fechar com chave de ouro, veja os 12 mandamentos do precursor do jiu jitsu no Brasil, o grande mestre Carlos Gracie:

 

Os 12 Mandamentos de Carlos Gracie

1 – Ser tão forte que nada possa pertubar a paz da tua mente.

2 – Falar a todos da felicidade, saúde e prosperidade.

3 – Dar a todos os teus amigos a sensação de que têm valor.

4 – Olhar as coisas pelo seu lado luminoso e atualizar teu otimismo em realidade.

5 – Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.

6 – Ser tão justo e tão entusiasta com respeito ao êxito dos outros como és com o teu próprio.

7 – Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.

8 – Manter sempre o semelhante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam.

9 – Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.

10 – Ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir terror e feliz demais para sentir contrariedades.

11 – Ter boa opinião sobre ti mesmo e proclamá-la perante o mundo, mas não com palavras altissonantes e sim com boas obras.

12 – Ter a firme convicção de que o mundo estará ao teu lado, enquanto te mantiveres fiel ao que há de melhor em ti.

Acredito que com essas duas passagens, desses dois grande mestres, fique mais claro entender que o Brazilian Jiu Jitsu, antes de mais nada, é uma ARTE MARCIAL voltada para o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

DESCUBRA AGORA QUAIS SÃO OS OUTROS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE BRAZILIAN JIU JITSU

BAIXE AGORA O EBOOK GRÁTIS

O GUIA DEFINITIVO DO JIU JITSU E OS BENEFÍCIOS

BAIXE AGORA O SEU EBOOK GRATUITO E DESCUBRA PORQUE O JIU JITSU É UMA FERRAMENTA TÃO PODEROSA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SAÚDE E NO CONTROLE DA ANSIEDADE